Dezenas de detenções no Dia nacional de lutas em Recife

1069374_268968746576547_1328288979_n

Durante os protestos da greve geral que ocorreram em Recife mais uma vez experimentamos a cotidiana repressão policial que vivemos. Já durante o trajeto a polícia abordou mais de uma vez um grupo de manifestantes mascaradxs. As pessoas foram revistadas e intimidadas mas ninguém foi detidx.

Após o fim do trajeto um grupo ainda protestava pela região do Joana Bezerra e Pina, lá de uma hora pra outra a polícia passou a prender as pessoas. Ao toda foram em torno de 40 detenções,  menores de idade foram encaminhadxs ao GPCA e as outras pessoas acusadas de desobediência e obstrução de vias públicas.

Aí vai um relato postado no facebook pelo grupo Resistência Pernambucana:

Bom dia galera, bem, ontem eu e mais alguns amigos foram vitimas de mais um ato de repressão vinda da PM, nós estávamos pacificamente em um protesto com aproximadamente 40 pessoas, estávamos reivindicando o passe livre, nós tínhamos acabado de de sair da igreja do pina quando um de nossos companheiro foi detido porque estava na frente da manifestação gravando, o policial o perguntou a ele o quem era o líder, e a resposta dele foi NÓS NÃO TEMOS LÍDER, o policial em um ato de loucura deu ordem de prisão ao nosso amigo, porém nós não íamos deixá-los a mercê da PM, ficamos lá até a policia soltar ele, porém a situação só fez piorar, a policia socou uma de nossas amigas(sem nenhum motivo), puxou o cabelo de outra(também sem motivos), mas as atrocidades da PM não pararam por ai, pois sem motivo algum o camburão do choque chegou para nos prender(sem nenhum motivo), todos foram encomiados para o camburão(até os nosso companheiros de menor), mais um absurdo, mas, em uma única atitude racional(se o que eles fizeram pode ser considerado racional, mas tudo bem) eles encamaram os menores para as viaturas de policias e deixaram os maiores do camburão, bem, os absurdos não param, só aumentam, ao chegar na GPCA as 9:30 eu fui perguntar qual foi o delito que nós fomos enquadrados, eles me responderam OBSTRUÇÃO DE VIA PUBLICA(outro absurdo), porém o tempo foi passando e nós continuávamos detidos lá, até que o policias mudam de opinião, agora o nosso delito era outro, nós passamos de obstrução de via publica para Desobediência(nesse ponto eu fico em duvida em qual foi o absurdo, são tantos que eu vou ter preguiça de digitar), depois disso tudo, quando já era meia noite, foi quando começaram a prestar depoimento, em meio a tudo isso, só conseguir chegar em casa de 4 horas da manhã, meu sentimento era único REVOLTA, a policia de pernambuco tentou nos reprimir, mas eu tenho uma péssima notícias para eles NÓS NOS FORTALECEMOS COM TUDO ISSO, POIS A RESISTÊNCIA PERNAMBUCANA NÃO VAI PARAR(na verdade aumentaram o numero de membros, olha ai a policia nos ajudando)!Bem amigos, eu e meus amigos estamos bem(fisicamente), mas o pior de tudo é quando você descobre que quem deu o mandato de prisão para nós foi o secretário de segurança(preciso dizer que a absurdo?), bom vamos que vamos, pois à luta continua!
# Ascs#

Solidariedade!

This entry was posted in Presos, Relatos and tagged , , , . Bookmark the permalink.